Mostrando postagens com marcador D.FERNANDO SABURIDO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador D.FERNANDO SABURIDO. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Mês da Bíblia

Setembro, mês da Bíblia!

  Palavra do Arcebispo

A cada ano, a Igreja Católica no Brasil considera setembro como o “Mês da Bíblia”. Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e responsável na CNBB pela Ação Bíblica e Catequética, afirma: “Graças ao bom Deus, a cada ano vemos crescer nas comunidades de fé o gosto e o sadio anseio por conhecer a Palavra de Deus. Não é apenas curiosidade. É muito mais do que isso: há no coração de nossa gente um secreto desejo de sentido e de esperança. Há uma busca sincera e singela de experiências de fé. Nosso povo quer sentir a proximidade de Deus”.
 No contexto social e político que o Brasil vive nesse momento, é muito oportuno que, para o mês da Bíblia de 2016, a CNBB tenha escolhido como tema “Para que nele nossos povos tenham vida” e o lema “”Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”. Ao menos para os cristãos,  essa palavra aponta um caminho de saída para esse momento de crise nacional.

Essas palavras que parecem tão atuais foram proferidas no século VIII antes de Cristo, por um lavrador pobre, escolhido por Deus para ser profeta, isso é, porta-voz da palavra divina. Esse homem era membro de uma pequena comunidade e alguém desse grupo que sabia escrever registrou em um pequeno livro essas profecias. Nas nossas Bíblias, o livro de Miquéias está no meio dos “pequenos profetas”, pelo fato do seu texto ser breve, apenas sete capítulos. No entanto, ele foi um dos importantes profetas de Israel. Todos os cristãos conhecem uma profecia de Miquéias, citada pelo evangelho. No tempo em que Jesus nasceu, quando o rei Herodes perguntou aos professores da Bíblia onde o Messias haveria de nascer, esses responderam: “Em Belém de Judá, conforme está escrito no profeta Miquéias”. De fato, Miquéias havia ensinado ao povo que, nos momentos de crise, a salvação não viria das pessoas importantes e sim da pequena comunidade, fiel ao projeto divino. A mensagem de Miquéias se resume na palavra tomada como lema desse mês da Bíblia: “Ó ser humano, já foi te explicado o que é bom e o que Deus pede de você: praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar simplesmente com teu Deus” (Mq 6, 8).

O livro de Miquéias é simples e de leitura fácil. Para ajudar  a quem quiser compreender melhor o livro de Miquéias, a CNBB publicou bons subsídios que estão à disposição no site: www.edicoescnbb.com.br

A leitura dessa profecia insiste que o direito dos pobres seja preservado e que quem crê em Deus, sempre os defenda e tenha certeza de que Deus se manifestará sempre a favor dos pobres e injustiçados.

Abençoado e proveitoso mês da Bíblia para todos e todas!

Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife

domingo, 14 de agosto de 2016

“Misericordiosos como o Pai”


Esse é o tema proposto pela CNBB para o mês vocacional nesse ano do jubileu extraordinário da misericórdia. Essa palavra do evangelho (Lucas 6, 36) nos situa diante da vocação comum de toda pessoa humana e mais especificamente de todos nós que somos batizados. De fato, é porque descobrimos a misericórdia de Deus para conosco que nos sentimos chamados a viver essa mesma misericórdia uns com os outros e tomamos consciência de nossa vocação cristã no mundo atual e como Igreja.
No mundo atual, a sociedade dominante apregoa que tudo tem seu preço e as pessoas são induzidas a procurar carreiras que deem dinheiro e lhes garantam sucesso e poder. Na contramão disso, encontramos muitos irmãos e irmãs que se dispõem com generosidade a doar suas vidas aos outros e a testemunhar o Reino de Deus germinando e crescendo no meio de nossas comunidades. Somente motivações psicológicas e menos ainda interesses sociais e econômicos não seriam suficientes para justificar tal opção. Por isso, mesmo sem descartar que possam existir possíveis razões humanas e psicológicas, cremos com firmeza que, por trás de jovens que apostam suas vidas no serviço do Reino de Deus há uma vocação – um chamado do Pai e uma inspiração forte do Espírito Santo. O apóstolo Paulo insistia que ninguém é capaz de confessar: “Jesus é o Senhor”, se não for movido pelo Espírito. Por trás de toda vocação eclesial, é o próprio Espírito que opera para a edificação do bem comum na Igreja, corpo de Cristo (Cf. 1 Cor 12).
Por isso, é importante que valorizemos agosto como o mês das vocações. O objetivo é motivar a oração de todos pelas vocações e aprofundar a nossa vocação comum como fruto da misericórdia do Pai. Todos os batizados recebem a vocação para seguir Jesus no seu testemunho do reino do Pai e fazem isso ao inserir-se no serviço à Igreja, seja como fiéis leigos/as, discípulos e missionários, seja na vida consagrada ou especificamente nos ministérios ordenados de diácono e de presbítero (padre) a serviço do evangelho.
A Pastoral Vocacional da CNBB publicou no seu site subsídios que, durante o mês de agosto, podem ajudar para aprofundarmos esse tema em três encontros: 1. a vocação nasce na Igreja. 2. a vocação cresce na Igreja. 3. A vocação é cultivada (portanto amadurece) na Igreja. Também nas próprias celebrações dominicais, é sugerido que no domingo 07 de agosto, possamos dedicar nossa oração e reflexão à vocação dos ministérios ordenados (padres e diáconos). No domingo 14 de agosto, reflitamos sobre a vocação matrimonial – todo casal tem como vocação ser imagem e testemunha do amor de Deus pela humanidade. No domingo 21, podemos meditar sobre a vocação própria dos religiosos e religiosas na Igreja e, finalmente, no domingo 28, aprofundar a vocação própria e importante dos homens e mulheres que como fieis leigos/as, são discípulos missionários do evangelho de Jesus.
Em toda a Bíblia, toda vocação nasce e pode se desenvolver porque homens e mulheres escutaram, ou como uma voz interior, ou através dos acontecimentos da vida, uma palavra divina que os chamou. Conforme a palavra bíblica, antes de Abraão acreditar em Deus, foi o próprio Senhor que acreditou em Abraão e mesmo vendo-o velho e frágil, o chamou para uma missão nova e exigente. Também Moisés teve dificuldade de aceitar sua vocação, mas não teve como dizer não ao ver que Deus confiava nele. Antes que creiamos em Deus é o próprio Deus que crê em nós, aposta em nós e nos chama para uma missão bela e desafiadora. No chamado aos discípulos, o evangelho conta que um discípulo levou outro irmão e companheiro a Jesus. Assim, Jesus os chamou dois a dois e em comunhão. Nós também somos chamados, hoje, a sermos instrumentos do chamado de Deus para os irmãos e irmãs. Mas, para que vivamos isso, é importante que valorizemos o processo de vida e de descobertas que as pessoas, especialmente mais jovens, vivem. É importante que padres e educadores/as se disponham sempre ao diálogo com a juventude e possam ajudar os jovens a discernir em meio a tantas vozes e apelos da vida o chamado único e maravilhoso do Pai de misericórdia.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife

sábado, 16 de abril de 2016

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chega ao Recife

 http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/imagem-de-nossa-senhora-aparecida-chega-ao-recife-0308.html

Foi com emoção e fé que os recifenses receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, na noite desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes.
Aos sons de "Romaria" e ininterruptos aplausos, a réplica foi recebida pelas mãos do arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. De lá, a imagem segue para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem.
A visita da padroeira faz parte da peregrinação nas paróquias que se prepara para o jubileu de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba, em meados de 1700.
A Rota 300 anos de Aparecida é articulada por meio da Coordenação do Santuário Nacional em diálogo com a CNBB. Durante um ano, a imagem irá visitar as 121 paróquias de cada localidade do vicariato da Arquidiocese.

  Aos sons de "Romaria", réplica foi recebida pelas mãos do arcebispoCrédito: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco   

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Calendário das Visitas Pastorais 2016

Calendário das Visitas Pastorais com dom Fernando Saburido

Veja o calendário de 2016 das visitas pastorais com dom Fernando Saburido nas paróquias:                                                  
DATA VICARIATO PARÓQUIA
02,03/04 CABO Cristo Rei Cohab
22,23,24/04 IGARASSU Ns. Sra. do Rosário  Cruz de Rebouças
20,21,22/05 OLINDA Sagrado Cor. de Jesus Águas Compridas
04,05/06 SOLEDADE – RECIFE NORTE 1 Ns. Sra. do Bom Parto Campo Grande
18,19/06 VÁRZEA- RECIFE NORTE 2   Ns. Sra. de Fátima
Mangabeira
01,02/07 BOA VIAGEM- RECIFE SUL 2   Ns. Sra. da Boa Viagem
Pracinha
12,13/08 BOA VIAGEM- RECIFE SUL 2   Ns. Sra. Aparecida
IPSEP
03, 04/09 JARDIM SÃO PAULO- RECIFE SUL 1   Santa Luzia
Estância
23, 24, 25/09 VITÓRIA   Ns. Sra. Aparecida
Vila Rica
07,08,09/10 VITÓRIA   São Vicente de Paula
Maués
04,05,06/11 OLINDA   Sagrado Cor. de Jesus
Salgadinho
COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL
ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

domingo, 10 de abril de 2016

Nossa Senhora Aparecida nas Paróquias da AOR!

Arcebispo convida a todos para o início da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias


2. Arcebispo convida a todos para o início da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas paróquiasO arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido fez um convite em sua rede social, convocando a todos para participar do início da peregrinação da imagem de Nossa Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nas paróquias da Arquidiocese. A acolhida a imagem vai  começar na sexta-feira, dia 15 de abril, no aeroporto dos Guararapes, às 19h40.
A peregrinação começa no outro dia 16 de abril, após a acolhida da imagem, quando dom Fernando retorna de São Paulo.  A recepção da imagem da Mãe de Jesus e Nossa Mãe,  vai acontecer no dia 15, no aeroporto, em carreata rumo à primeira igreja a receber a réplica, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem.
No momento, o arcebispo metropolitano participa da 54ª assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo e no seu retorno para Recife, vai trazer a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida.  A peregrinação nas paróquias é uma preparação para o jubileu de 300 anos da aparição da imagem Nossa Senhora Aparacida no Rio Paraíba.
recebendo a imgame de nossa senhora aparecida
A Rota 300 anos de Aparecida está sendo pela articulada por meio da Coordenação do Santuário Nacional em diálogo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste contexto e sob a aprovação do Conselho Pastoral da CNBB construiu-se, então, o projeto em vista da evangelização da juventude.
A Pastoral para a Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou o calendário local da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias, que ficará nos oito vicariatos percorrendo as 121 paróquias da Arquidiocese por um ano.
Em cada vicariato, a Pastoral para a Juventude,  articula, coordena e participa das celebrações com a Missa, Leitura orante, Recita do Terço Missionário e Confissões. Além de acontecer o Festival de Arte Maria com musica, dança coreografia e peça teatral.
VICARIATO
IGREJA PARA CONCENTRAÇÃO
DATAS
RECIFE NORTE 1 Santuário de Nossa Senhora de Fátima- jesuítas 16 de abril e 30 de maio de 2016
RECIFE NORTE 2 Morro da conceição- Casa Amarela 31 de maio e 15 de junho de 2016
RECIFE SUL 1 Medalha Milagrosa-Socorro-Jaboatão dos Guararapes e Paróquia Nossa Senhora da Paz- Afogados 16 de julho e 30 de agosto 2016
RECIFE SUL 2 Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Nossa Senhora de Fátima- Boa Viagem 31 de Agosto e 15 de outubro de 2016
VITÓRIA Nossa Senhora Auxiliadora- Jaboatão dos Guararapes 16 de Outubro e 30 de novembro de 2016
CABO Santuário do Santo Cristo e Nossa Senhora do Ó- Ipojuca 01 de Dezembro e 15 de janeiro de 2017
OLINDA Catedral de São Salvador-Sé e Santuário da Mãe Rainha- Ouro Preto 16 de Janeiro e 28 de fevereiro de 2017
IGARASSU Convento de Santo Antônio- Igarassu 01 de março e 17 de abril de 2017
 Fotos: Thiago Lenon – Santuário Nacional

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Aniversário de ordenação Sacerdotal de Frei Evilásio Medeiros




"Não fostes vós que Me escolheste, mas fui Eu que vos escolhi, para que vá e produza fruto, e que o vosso fruto permaneça" (João 15,16)



Tem certos momentos que não podemos esquecer. E quando se trata de  uma vocação, torna-se muito mais importante fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido.
Hoje, 23 de dezembro de 2013, comemoramos o aniversário de ordenação do nosso querido Frei Evilásio.
Comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação e entrega, entregando-se aos irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.

Dia 23 de dezembro é um dia de festa para todos nós e principalmente para Deus, ao ver que um filho amado tornou-se um pastor de muitas ovelhas, pois um dia ouviu esse chamado e disse seu sim.

E nós somos muito gratos, Frei Evilásio, pelo seu sim, onde fomos presenteados com o senhor em nossa catequese para que juntos, chegássemos mais próximos ao coração de Deus.

Obrigada por suas aulas, pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por todos no nosso Curso de Formação de Catequistas.

Obrigado por ser este amigo, este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em direção a Deus.

Parabéns e continue firme nesta sua missão!

Paróquia Coração Imaculado de Maria
Brasília Teimosa 
Missa comemorativa às 19h
Celebrante: D. Fernando Saburido

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal de nosso arcebispo


A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura. Papa Francisco, na exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, n. 88

Queridos irmãos e irmãs,
Sem dúvida, a novidade desse Natal de 2013, para nós e para toda a Igreja Católica, é a voz profética do papa Francisco. Na exortação apostólica Evangelii Gaudium, ele atualiza para nós as palavras do anjo aos pastores de Belém: “Eu vos anuncio uma grande alegria” (cf. Lc 2,10). O papa retoma o anúncio do Natal, não como repetição do nascimento de Jesus e, sim, como atualização da sua vinda entre nós, a trazer-nos o seu reino de alegria, justiça e paz, em meio às contradições do mundo. Para nós, a memória do nascimento de Jesus, em Belém, deve nos levar a um novo nascimento pascal, em nosso caminho de conversão cotidiana. Infelizmente, muitos cristãos transformaram essa dimensão de Advento do Reino apenas em uma celebração sentimental do Natal, como se se tratasse de uma repetição do nascimento de Jesus. Enzo Bianchi, prior do Mosteiro de Bose (Itália), chama isso de “ingênua regressão devota que empobrece a esperança cristã”.
Ao contrário, o papa Francisco nos convida a vivermos hoje a espiritualidade do Natal, assumindo a humanidade como Jesus. Convida-nos a nos abrir, cada vez mais, a todas as pessoas que encontramos e a elas manifestar, pelo nosso modo de ser, “a bondade e a simpatia do nosso Deus” (Tito 3, 3-7). Para isso, temos de dar o testemunho de uma Igreja mais simples, pobre e verdadeiramente “em saída”. Desde que nasceu, Jesus viveu o que o Novo Testamento chama de kénosis (esvaziamento de si mesmo). Fez-se pobre e pequeno, até a morte e morte de Cruz (cf. Fl 2,5ss).
A nossa arquidiocese é chamada a retomar sua história de Igreja em missão, especialmente a partir dos pequeninos e a inserir-se nos problemas sociais e humanos de nossa realidade. Nesse Natal, como pastor da Igreja de Olinda e Recife, renovo o meu compromisso de servir a todos vocês, como “irmão e companheiro nas aflições e no testemunho do reino” (Ap 1,9).
Comprometo-me a sempre mais manifestar o jeito de irmão e servidor junto com vocês todos/as, mais do que o de chefe e líder da porção do povo de Deus a nós confiado. Contem comigo, para animá-los nos momentos de desânimo, confortá-los nas dificuldades e encorajá-los no caminho do reino. Que, nesse Natal, as pessoas possam ver que, realmente, o Verbo se fez carne pelo fato de que nós, padres, diáconos, religiosos/as e todos os cristãos, nos tornamos pessoas tão verdadeiramente impregnadas de humanidade que só mesmo sendo cheios/as da presença divina. Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos vocês.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife

sábado, 15 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal de D.Fernando Saburido



 “Para encontrar a Deus, é preciso encontrar antes o ser humano”
Queridos irmãos e irmãs,

Com essas palavras, no dia 07 de dezembro de 1965, o papa Paulo VI iniciou o seu discurso para encerrar o Concílio Vaticano II. Assim, ele indicava o caminho para a missão da Igreja: encontrar o ser humano, ser irmão/irmã de toda humanidade.

Neste momento em que nossa arquidiocese, atendendo ao apelo do atual papa Bento XVI celebra o ano da fé, com novo ímpeto missionário, nos 50 anos da inauguração do Concílio, essas palavras de Paulo VI podem servir de rumo para nossa ação pastoral e para a celebração do Natal. De fato, em Jesus Cristo se torna plena verdade a palavra do Gênesis: “Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança” (Gn 1, 27). São Paulo afirmou: “O Cristo é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criação” (Cl 1, 15). Para confirmar e reforçar o ímpeto missionário que perseguimos, desde a Assembleia de 2010, nossa Igreja particular de Olinda e Recife está trabalhando o seu “Plano Arquidiocesano de Pastoral” tendo como fonte motivadora, dentre outras, a eclesiologia e a dimensão pastoral do Concilio Vaticano II, que ainda tem muito a nos ensinar.

No Natal, Deus chama a todos nós a ser humanos como Jesus. Esse é o caminho para cada um de nós e também para a Igreja como comunidade de discípulos do Senhor. A missão primeira é viver o seguimento de Jesus. Na casa do centurião Cornélio, o apóstolo Pedro resumiu assim a missão de Jesus: “Jesus de Nazaré foi o homem consagrado (ungido) por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos, porque Deus estava com Ele” (At 10, 38). Se a missão de Jesus foi essa; como Igreja, a nossa não pode ser outra: abrir-nos ao Espírito de Deus que nos preenche. Ser cheios do Espírito é a dimensão primordial da fé. Ser cheios do Espírito tem como primeiro sinal fazer o bem e cuidar dos que sofrem. É a dimensão profética e social da fé, essencial e indispensável à missão da arquidiocese. Esse cuidado com os mais pobres é o sinal mais visível e claro da presença e da atuação de Deus em nós. O Natal nos convida a viver isso não como trabalho ocasional, mas como missão que toma a vida inteira e condiciona nosso modo de ser.

Estamos acompanhando com dor e inquietação o drama que está vivendo a população carente do sertão, no Nordeste do Brasil. Pessoas humanas sobrevivem, em condições precárias, graças à bolsa família ou estiagem oferecida pelo governo, enquanto os animais e as plantas morrem, impiedosamente, por falta de água e alimento. Perguntamo-nos: Até quando a miséria do povo será usada para promover o paternalismo e beneficiar políticos inescrupulosos? Porque não investir, para valer, na convivência com o semiárido, a exemplo de outros países que vivem experiências semelhantes, com inteligência e vontade? Que nossas pessoas e nosso modo de viver sejam como a gruta de Belém, útero de uma vida nova para nós e para o mundo todo.

Com esse apelo pastoral, desejo a todos os irmãos e irmãs uma celebração renovadora do Natal e boas festas de final de ano.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Catálogo da Arquidiocese de Olinda e Recife


O novo Catálogo da Arquidiocese de Olinda e Recife foi lançado e entre as novidades está a organização das paróquias por Vicariatos Episcopais e  as pastorais agrupadas de acordo com as respectivas comissões.

O anuário pode ser adquirido na Cúria Metropolitana por R$ 15,00.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3271-4270, com Eliane. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ano da Fé

Arquidiocese de Olinda e Recife dá início ao Ano da Fé

Arquidiocese de Olinda e Recife, em comunhão com a Igreja em todo o mundo, inicia no próximo dia 11 de outubro o Ano da Fé. Nesta data, celebra-se os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. O arcebispo metropolitano preside Santa Missa às 19h, na Sé de Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Dom Fernando Saburido convida você para participar desta celebração

O Concílio foi o maior evento da Igreja no século XX. Convocado pelo Papa João XXIII e encerrado pelo seu sucessor Paulo VI, teve a finalidade de inserir mais ainda a Igreja no mundo de hoje. O Catecismo contém a doutrina da nossa fé e foi publicado pelo Papa João Paulo II em 1992. Conhecendo mais a Igreja, o cristão vive melhor a sua fé.

Abertura do Ano da Fé
Local: Sé de Olinda
Alto da Sé, s/n, Olinda / PE
Dia: 11 de outubro de 2012
Horário: 19h

Da Assessoria de Comunicação AOR

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Visita ao Santo Padre Papa Bento XVI

Nos últimos dias, 25 de junho a 01 de julho, estive em Roma para participar da Celebração de São Pedro e São Paulo, presidida pelo Santo Padre o Papa Bento XVI. Nesta ocasião, foi entregue aos novos arcebispos do mundo inteiro o pálio, peça de lã branca, de largura aproximada de 8 centímetros. Os pálios foram abençoados pelo Santo Padre, na vigília da solenidade, e depositados sobre o túmulo de São Pedro, de onde foram retirados e conduzidos até o altar para serem entregues aos respectivos arcebispos, no início da celebração. É sinal de unidade com o sucessor do Apóstolo Pedro, escolhido por Jesus para guiar a Igreja e anunciar o Evangelho, juntamente com os demais.

Do Brasil, receberam o pálio sete novos arcebispos, entre eles Dom Jaime Vieira Rocha, Metropolita de Natal – RN, do nosso Regional Nordeste 2 da CNBB. Além de alguns bispos do nosso regional, estiveram presentes boa representação de padres e leigos da vizinha Arquidiocese de Natal.

Para mim, foi oportunidade maravilhosa de reviver a emoção vivenciada em 2010, nessa mesma solenidade, quando tive a honra de receber o pálio de Olinda e Recife. Dois anos depois, junto ao túmulo de São Pedro, foi oportunidade de renovar meu compromisso de procurar imitar o Cristo – Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas.

Aproveitei a estada em Roma para participar da audiência coletiva com o Papa Bento XVI, na manhã da quarta-feira (27), e solicitar bênção especial para nossos arquidiocesanos de Olinda e Recife, a fim de que possamos caminhar, sempre mais, na paz e unidade, em comunhão plena com o representante visível de Jesus Cristo no meio de nós. A sala Paulo VI, onde aconteceu a audiência, estava repleta de peregrinos e tivemos a alegria de escutar o Papa falando em nossa língua, ao saudar os fiéis provenientes de Portugal e do Brasil.

Atendendo convite do Monsenhor Enrico Adriano Rosa e acompanhado por Dom Matias Patrício de Macêdo (Arcebispo Emérito de Natal) e Monsenhor José Albérico (nosso Vigário Geral), participamos do almoço na Casa Santa Marta, onde se hospedam os cardeais da Santa Igreja, especialmente durante os consistórios. Trata-se de uma bela casa, bastante funcional e com capela bem convidativa à oração. Nessa ocasião, recebemos um grande presente, uma relíquia de 1º grau e documentada, do Beato João XXIII. O Papa que convocou e iniciou o Concílio Vaticano II, cujo jubileu de 50 anos iniciaremos em outubro próximo, ocasião em que apresentaremos ao povo a referida relíquia.

Ainda, na companhia de Dom Genival Saraiva de França (Bispo de Palmares e Presidente do Regional NE2) e Padre Pedro Rubens, SJ (Reitor da UNICAP) visitamos a Universidade Gregoriana e conversamos com a atual direção sobre a possibilidade de trazer para a Universidade Católica de Pernambuco, o Mestrado em Direito Canônico. A ideia é preparar padres, diáconos, religiosos e leigos para colaborar com suas dioceses e com o Tribunal Eclesiástico, do ponto de vista canônico. Precisamos agilizar sempre mais os processos de nulidade matrimonial, iniciados em nossas câmaras diocesanas e encaminhados ao tribunal Regional.

Estar no Vaticano, na cidade eterna, é sempre oportunidade de experimentar a catolicidade da Igreja, no meio de tantas línguas e povos diferentes formando assim uma inumerável família.

Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife