Missa em Ação de Graças pelos 60 anos de Ordenação Sacerdotal de Padre Edwaldo.
Contamos com a sua presença!
Venha participar!
02 de Dezembro, às 19h30, na Matriz de Casa Forte.
Mostrando postagens com marcador Informação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Informação. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
domingo, 14 de agosto de 2016
Arquidiocese promove mutirão de oficinas de comunicação
Participem!
A
Arquidiocese de Olinda e Recife realiza, no dia 20 de agosto, o seu 1º
Mutirão de Oficinas de Comunicação, destinado aos agentes da Pascom,
catequistas e demais pastorais das diversas paróquias. O objetivo é
partilhar subsídios para que os agentes possam desenvolver as ações de
comunicação em suas paróquias, de forma profissional e criativa. Para
tanto, o Mutirão oferece a possibilidade de inscrição em uma das quinze
oficinas organizadas nas áreas de site, rádio, jornal, fotografia,
liturgia, diagramação, vídeo e assessoria de imprensa.
Os monitores convidados a ministrar as
oficinas irão trabalhar questões teóricas e práticas, provocando os
participantes a entender que é preciso conhecer melhor os fundamentos de
cada técnica e exercitá-los com supervisão, para que o produto final do
trabalho seja eficiente e se apresente de forma profissional.
Pela manhã, os agentes das pastorais
irão aprender e se exercitar na área que escolheram – no sentido teórico
e prático. À tarde, irão eleger um dos trabalhos realizados para ser
apresentado em plenário e relatar as experiências e vivências da oficina
da qual participaram. Assim, todos poderão entender o contexto geral
das demais oficinas ministradas no encontro.
O presidente da Comissão Arquidiocesana
da Pastoral para a Comunicação, Padre Luciano Brito, diz que a
participação dos agentes é importante também para a animação da
Pastoral. “Viver a experiência do mutirão fortalece o sentido de equipe e
comunidade, engajando os participantes na grande aventura de comunicar o
Evangelho do Cristo e suas obras”, afirmou.
O 1º Mutirão de Oficinas de Comunicação
da Arquidiocese de Olinda e Recife vai acontecer no Colégio Vera Cruz,
localizado na Av. Rui Barbosa, 57, no bairro das Graças. A inscrição
deve ser feita pelo site http://aorpascom.wix.com/encontro e dá direito a
almoço, lanche e ao material utilizado nas oficinas. Os participantes
devem levar um quilo de alimento não perecível como forma de pagamento
simbólico, para ser oferecido a obras de caridade.
Seguem abaixo as oficinas e monitores do Mutirão.
Fotografia: uma proposta antiga e nova de comunicar
Miva Filho
Textos para jornal na era digital.
Luciana Rodrigues Falcão
Textos para jornal na era digital.
Francicleide Palhano
Textos para as mídias digitais
Pe. Jurandir Dias
Rádio: a arte de falar pelas ondas hertzianas
Rodolfo Costa
Liturgia: silêncio, leitura e proclamação da Palavra
Ir. Fabíola Medeiros
Liturgia: a arte de comunicar o sagrado
Pe. Luciano José Rodrigues de Brito
Ir. Ivonete Kurten
Catequese: encontros provocados com as mídias tradicionais e digitais.
Ir. Mary Souza
Como organizar a Pascom na paróquia e comunidade
Ir. Elide Maria Fogolari
Diagramação: a arte de comunicar.
Edmilson Apolinário
Vídeo: som e imagem
Luca Pacheco e Wagner
Assessoria de Imprensa.
Anna Beatriz Malaquias
Produção de site
Istivy Cordeiro
Web TV
Júlio Carvalho
Claudio
Web rádio
Ir. Josivânia Alves de Oliveira
Luiz José Rodrigues dos Santos
Produção gráfica: a arte de produzir cartazes, folders, convites, entre outros
Ir. Viviane Rodrigues
Oficinas
Fotografia: uma proposta antiga e nova de comunicar
Miva Filho
Textos para jornal na era digital.
Luciana Rodrigues Falcão
Textos para jornal na era digital.
Francicleide Palhano
Textos para as mídias digitais
Pe. Jurandir Dias
Rádio: a arte de falar pelas ondas hertzianas
Rodolfo Costa
Liturgia: silêncio, leitura e proclamação da Palavra
Ir. Fabíola Medeiros
Liturgia: a arte de comunicar o sagrado
Pe. Luciano José Rodrigues de Brito
Ir. Ivonete Kurten
Catequese: encontros provocados com as mídias tradicionais e digitais.
Ir. Mary Souza
Como organizar a Pascom na paróquia e comunidade
Ir. Elide Maria Fogolari
Diagramação: a arte de comunicar.
Edmilson Apolinário
Vídeo: som e imagem
Luca Pacheco e Wagner
Assessoria de Imprensa.
Anna Beatriz Malaquias
Produção de site
Istivy Cordeiro
Web TV
Júlio Carvalho
Claudio
Web rádio
Ir. Josivânia Alves de Oliveira
Luiz José Rodrigues dos Santos
Produção gráfica: a arte de produzir cartazes, folders, convites, entre outros
Ir. Viviane Rodrigues
Oficinas
Pascom AOR
sábado, 13 de agosto de 2016
terça-feira, 21 de abril de 2015
Dom Peruzzo assume Comissão para Animação Bíblico-catequética
A comissão foi presidida no último quadriênio 2011-2015 por dom Jacinto Bergmann.
Currículo
Nascido em Cascavel (PR) em 1960, dom Peruzzo foi ordenado sacerdote em 1985. Estudou Filosofia na Universidade Católica do Paraná, Teologia no Studium Theologicum de Curitiba (PR) e concluiu seu mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. O bispo também é doutor pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.
Em agosto de 2005 foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), onde permaneceu até o início de 2015, quando o papa Francisco o nomeou arcebispo metropolitano de Curitiba.
Dom Peruzzo tem como lema episcopal “Fazei discípulos... ensinai”.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Curso de Formação de catequistas da AOR
O Curso de Formação para Catequistas da Arquidiocese de Olinda e Recife terá suas inscrições no dia 14 de março na Igreja da Boa Vista.
Houve algumas mudanças e ao invés de todo sábado o curso será a cada 15 dias, ou seja, sábado sim, sábado não. A duração será de um ano.
Mais informações ligar para Aldo Araújo no fone 9298-0846
Houve algumas mudanças e ao invés de todo sábado o curso será a cada 15 dias, ou seja, sábado sim, sábado não. A duração será de um ano.
Mais informações ligar para Aldo Araújo no fone 9298-0846
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Catequese no estilo catecumenal
Curso: Catequese no estilo catecumenal – Implantação do RICA
(Ritual de Iniciação Cristã de Adultos)
Assessoria: Francisco Eduardo de Sousa Santos.
Data: 06/09
Horário: 9h
Local: Paulinas Livraria
Rua Frei Caneca, 59, loja 1
Informações e inscrições:
Tel. (81) 3224-5812 / Fax: (81) 3224-9028 promorecife@paulinas.com.br
Taxa: R$ 5,00
(Ritual de Iniciação Cristã de Adultos)
Assessoria: Francisco Eduardo de Sousa Santos.
Data: 06/09
Horário: 9h
Local: Paulinas Livraria
Rua Frei Caneca, 59, loja 1
Informações e inscrições:
Tel. (81) 3224-5812 / Fax: (81) 3224-9028 promorecife@paulinas.com.br
Taxa: R$ 5,00
sábado, 23 de agosto de 2014
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Encontrão de Catequistas da Arquidiocese de Olinda e Recife
Dia 24 de Agosto
Encontrão de Catequistas da AOR.
Local: Matriz da Soledade
Horário: 8 às12h.
Palestrante: Diácono Aerton Carvalho
Tema: Espiritualidade do Catequista
Venham comemorar conosco o Dia dos Catequistas!
Encontrão de Catequistas da AOR.
Local: Matriz da Soledade
Horário: 8 às12h.
Palestrante: Diácono Aerton Carvalho
Tema: Espiritualidade do Catequista
Venham comemorar conosco o Dia dos Catequistas!
terça-feira, 22 de julho de 2014
domingo, 13 de julho de 2014
Encontrão de Catequistas da Arquidiocese de Olinda e Recife
No dia 24/08(domingo) teremos o Encontro, a consagração dos que fizeram o Curso de Formação em 2013 e comemoraremos o Dia do Catequista.
domingo, 6 de julho de 2014
quinta-feira, 20 de março de 2014
Papa Francisco envia mensagem para a Campanha da Fraternidade 2014
“Não é possível ficar impassível,
sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em
adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e
obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem
voz, etc. Isso é tráfico humano!”, destacou Francisco.
Ao final da mensagem, Francisco concedeu bênção apostólica a todos os brasileiros desejando uma Quaresma de vida nova em Cristo.
Confira a íntegra da mensagem:
Queridos brasileiros,
Sempre lembrado do coração grande e da
acolhida calorosa com que me estenderam os braços na visita de fins de
julho passado, peço agora licença para ser companheiro em seu caminho
quaresmal, que se inicia no dia 5 de março, falando-lhes da Campanha da
Fraternidade que lhes recordo a vitória da Páscoa: <<É para a
liberdade que Cristo nos libertou>> (Gal 5,1). Com a sua Paixão,
Morte e Ressurreição, Jesus Cristo libertou a humanidade das amarras da
morte e do pecado. Durante os próximos quarenta dias, procuraremos
conscientizar-nos mais e mais da misericórdia infinita que Deus usou
para conosco e logo nos pediu para fazê-la transbordar para os outros,
sobretudo aqueles que mais sofrem: <<Estás livre! Vai e ajuda os
teus irmãos a serem livres!>>. Neste sentido, visando mobilizar os
cristãos e pessoas de boa vontade da sociedade brasileira para uma
chaga social qual é o tráfico de seres humanos, os nossos irmãos bispos
do Brasil lhes propõe este ano o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.
Não é possível ficar impassível, sabendo
que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções
de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a
prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc.
Isso é tráfico humano! <<A este nível, há necessidade de um
profundo exame de consciência: de fato, quantas vezes toleramos que um
ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um
produto ou para satisfazer desejos imorais? A pessoa humana não se
deveria vender e comprar como uma mercadoria. Quem a usa e explora,
mesmo indiretamente, torna-se cúmplice desta prepotência>>
(Discurso aos novos Embaixadores, 12/XII/2013). Se, depois, descemos ao
nível familiar e entramos em casa, quantas vezes aí reina a prepotência!
Pais que escravizam os filhos, filhos que escravizam os pais; esposos
que, esquecidos de seu chamado para o dom, se exploram como se fossem um
produto descartável, que se usa e se joga fora; idosos sem lugar,
crianças e adolescentes sem voz. Quantos ataques aos valores basilares
do tecido familiar e da própria convivência social! Sim, há necessidade
de um profundo exame de consciência. Como se pode anunciar a alegria da
Páscoa, sem se solidarizar com aqueles cuja liberdade aqui na terra é
negada?
Queridos brasileiros, tenhamos a
certeza: Eu só ofendo a dignidade humana do outro, porque antes vendi a
minha. A troco de quê? De poder, de fama, de bens materiais... E isso –
pasmem! A troco da minha dignidade de filho e filha de Deus, resgatada a
preço do sangue de Cristo na Cruz e garantida pelo Espírito Santo que
clama dentro de nós:<< “Abbá, Pai!”>> (cf. Gal 4,6). A
dignidade humana é igual em todo o ser humano: quando piso-a no outro,
estou pisando a minha. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! No
ano passado, quando estive junto de vocês afirmei que o povo brasileiro
dava uma grande lição de solidariedade; certo disso, faço votos de que
os cristãos e as pessoas de boa vontade possam comprometer-se para que
mais nenhum homem ou mulher, jovem ou criança, seja vítima do tráfico
humano! E a base mais eficaz para restabelecer a dignidade humana é
anunciar o Evangelho de Cristo nos campos e nas cidades, pois Jesus quer
derramar por todo o lado vida em abundância (cf. Evangelii gaudium,
75).
Com estes auspícios, invoco a proteção
do Altíssimo sobre todos os brasileiros, para que a vida nova em Cristo
lhes alcance, na mais perfeita liberdade dos filhos de Deus (cf. Rm 8,
21), despertando em cada coração sentimentos de ternura e compaixão por
seu irmão e irmã necessitados de liberdade, enquanto de bom grado lhes
envio uma propiciadora Bênção Apostólica.
Vaticano, 25 de fevereiro de 2014.
Francisco
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Comunicado
O retiro dos formandos do Curso de Formação de Catequistas foi adiado para fevereiro, pois Frei Evilásio está viajando e só retornará no dia 26/01.
Assim que for marcado nova data avisaremos neste blog!
Assim que for marcado nova data avisaremos neste blog!
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Aniversário de ordenação Sacerdotal de Frei Evilásio Medeiros
"Não
fostes vós que Me escolheste, mas fui Eu que vos escolhi, para que vá e produza
fruto, e que o vosso fruto permaneça" (João 15,16)
Tem
certos momentos que não podemos esquecer. E quando se trata de uma vocação, torna-se muito mais importante
fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido.
Hoje, 23
de dezembro de 2013, comemoramos o aniversário de ordenação do nosso querido Frei Evilásio.
Comemorar
o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o
homem da liturgia, mas faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com
a realidade da cruz, que é doação e entrega, entregando-se aos irmãos e à
Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.
Dia 23 de
dezembro é um dia de festa para todos nós e principalmente para Deus, ao ver
que um filho amado tornou-se um pastor de muitas ovelhas, pois um dia ouviu
esse chamado e disse seu sim.
E nós
somos muito gratos, Frei Evilásio, pelo seu sim, onde fomos presenteados com o
senhor em nossa catequese para que juntos, chegássemos mais próximos ao coração
de Deus.
Obrigada
por suas aulas, pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por todos no nosso
Curso de Formação de Catequistas.
Obrigado
por ser este amigo, este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em
direção a Deus.
Parabéns
e continue firme nesta sua missão!
Paróquia Coração Imaculado de Maria
Brasília Teimosa
Missa comemorativa às 19h
Celebrante: D. Fernando Saburido
domingo, 22 de dezembro de 2013
Convite
Os paroquianos de Brasília Teimosa convidam a todos para solene
celebração litúrgica presidida por nosso Arcebispo na qual homenagearão
os 23 anos de sacerdócio do Fr Evilásio e seu áureo jubileu de vida.
Participem!
Será nesta segunda feira (23/12) às 19h!
Frei Evilásio é o presidente da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico Catequética.Participem!
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Pe Elison Silva lançará DVD de formação de catequistas
Acontecerá no dia 17 de dezembro o lançamento do primeiro DVD “Jesus Modelo de Catequista” do Padre Elison Silva, visando a formação de catequistas em nossa Igreja. O lançamento acontecerá às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro da Santa Lúcia, Maceió-AL.
Padre Elison é Membro do Grupo de Reflexão Bíblico Catequética - GREBICAT que é formado por Biblistas e Catequetas que assessoram na reflexão, orientação e animação bíblica da catequese e a na animação bíblica de toda Pastoral da CNBB. Membro da Sociedade de Catequetas que tem como finalidade favorecer a convergência de pessoas qualificadas no campo da catequese e o livre intercâmbio de pesquisas e experiências que promovam o avanço nesta área pastoral. É Especialista em Pedagogia Catequética pela PUC-Goiás. Coordenador da Comissão Regional Nordeste 2 de Animação Bíblico Catequética da CNBB. Diretor do Instituto Bíblico Catequético da Arquidiocese de Maceió. Membro da Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblico Catequética.
A partir do dia 17 de dezembro o DVD estará disponível para todo o Brasil.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
O tempo do Advento nos restitui o horizonte da esperança
As palavras do papa Francisco
durante o Angelus
CIDADE DO
VATICANO, 01 de Dezembro de 2013 (Zenit.org) - Eis as palavras pronunciadas pelo
Papa Francisco aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro hoje, às
12h00 (hora local), durante a recitação da oração do Angelus.
Queridos
irmãos e irmãs, bom dia!
Iniciamos
hoje, Primeiro Domingo do Advento, um novo ano litúrgico, isso é, um novo
caminho do Povo de Deus com Jesus Cristo, o nosso Pastor, que nos guia na
história para o cumprimento do Reino de Deus. Por isto, este dia tem um encanto
especial, nos faz experimentar um sentimento profundo do sentido da história.
Redescobrimos a beleza de estar todos em caminho: a Igreja, com a sua vocação e
missão, e toda a humanidade, os povos, as culturas, todos em caminho pelos
caminhos do tempo.
Mas em
caminho para onde? Há uma meta comum? E qual é esta meta? O Senhor nos responde
através do profeta Isaías, e diz assim: “No fim dos tempos acontecerá/ que o
monte da casa do Senhor/ estará colocado à frente das montanhas/ e dominará as
colinas./ Para aí correrão todas as gentes,/ e os povos virão em multidão:/
“Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor,/ à casa do Deus de Jacó:/ ele
nos ensinará seus caminhos,/ e nós trilharemos as suas veredas”” (2, 2-3). Isto
é aquilo que nos diz Isaías sobre a meta para onde vamos. É uma peregrinação
universal para uma meta comum, que no Antigo Testamento é Jerusalém, onde surge
o templo do Senhor, porque dali, de Jerusalém, veio a revelação da face de Deus
e da sua lei. A revelação encontrou em Jesus Cristo o
seu cumprimento, e o “templo do Senhor” tornou-se Ele mesmo, o Verbo feito
carne: é Ele o guia e junto à meta da nossa peregrinação, da peregrinação de
todo o Povo de Deus; e à sua luz também outros povos possam caminhar rumo ao
Reino da justiça, rumo ao Reino da paz. Diz ainda o profeta: “De suas espadas forjarão relhas de arados,/ e de suas
lanças, foices./ Uma nação não levantará a espada contra a outra,/ e não se
arrastarão mais para a guerra” (2, 4). Permito-me repetir isto que nos
diz o Profeta, escutem bem: “De suas espadas forjarão relhas de arados,/ e de
suas lanças, foices./ Uma nação não levantará a espada contra a outra,/ e não
se arrastarão mais para a guerra”. Mas quando
acontecerá isto? Que belo dia será, no qual as armas serão desmontadas, para se
transformar em instrumentos de trabalho! Que belo dia será aquele! Que belo dia
será aquele! E isto é possível! Apostemos na esperança, na esperança da paz, e
será possível!
Este
caminho não está nunca concluído. Como na vida de cada um de nós, há sempre
necessidade de começar de novo, de levantar-se, de reencontrar o sentido da
meta da própria existência, assim, para a grande família humana é necessário
renovar sempre o horizonte comum rumo ao qual somos encaminhados. O horizonte
da esperança! Este é o horizonte para fazer um bom caminho. O tempo do Advento,
que hoje começamos de novo, nos restitui o horizonte da esperança, uma
esperança que não desilude porque é fundada na Palavra de Deus. Uma esperança
que não desilude, simplesmente porque o Senhor não desilude nunca! Ele é fiel!
Ele não desilude! Pensemos e sintamos esta beleza.
O modelo
desta atitude espiritual, deste modo de ser e de caminhar na vida é a Virgem
Maria. Uma simples moça do campo, que leva no coração toda a esperança de Deus!
Em seu ventre, a esperança de Deus tomou carne, fez-se homem, fez-se história:
Jesus Cristo. O seu Magnificat é o cântico do Povo de Deus em caminho, e de
todos os homens e mulheres que esperam em Deus, no poder da sua misericórdia.
Deixemo-nos guiar por ela, que é mãe, é mãe e sabe como guiar-nos. Deixemo-nos
guiar por ela neste tempo de espera e de vigilância ativa.
A todos
desejo um bom início de Advento. Bom almoço e até mais!
(Tradução:
CN notícias)
Assinar:
Postagens (Atom)













