Mostrando postagens com marcador Frei Evilásio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Frei Evilásio. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Resultado da Reunião do CAP Catequese






Na reunião da Comissão Arquidiocesana para Animação Catequética que aconteceu no sábado passado, 9/julho, na Paróquia das Graças, ficou definido o seguinte:

1.       Fica cancelado o “Encontro de Catequistas” que estava programado para o dia 24/jul;

2.       A  comissão ficará responsável, anualmente, apenas pela organização do “Curso de Formação para Catequistas” e do “Encontro de Coordenadores de Catequese”, em dezembro;

3.       O “Encontrão de Catequistas” será de responsabilidade dos Vicariatos;

4.       A  comissão, em contrapartida, planejará um grande evento que envolverá toda a arquidiocese (Seminário Arquidiocesano de Catequistas) e terá duração de dois dias.

OBS.: Precisamos urgentemente da PROGRAMAÇÃO DO JUBILEU DOS CATEQUISTAS, a ser realizado dia 28/agosto, em cada Vicariato, na Igreja escolhida para Jubileu da Misericórdia, onde se encontra a Porta Santa.
Apenas os Vicariatos Olinda e Vitória estão com a programação definida.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Encontro para Coordenadores de Catequese da AOR





Aconteceu no domingo passado, dia 13/12,na Cúria Metropolitana o Encontro para Coordenadores de Catequese da Arquidiocese de Olinda e Recife.
O assunto abordado pelo professor Eduardo Francisco, das Paulinas, foi as Diretrizes para Catequese da AOR.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Reunião da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Animação Bíblico Catequética



Resumo da reunião do CAP-Comissão Arquidiocesana de  Pastoral para Animação Bíblico Catequética,  acontecida no dia 18-07 na Igreja da Boa Vista
Estiveram presentes o presidente da Comissão, frei Evilásio; o coordenador do vicariato Olinda, Aldo Araújo; o coordenador do vicariato Sul 2, Diogo; a coordenadora do Vicariato Recife Norte 2, Carminha; Tereza, representando Pompéa, coordenadora do vicariato Recife Norte 1; Ivanice representando o coordenador do vicariato Cabo e Janaína representado  o coordenador do vicariato Vitória, Josenildo. Faltou o coordenador do vicariato Sul 1.
Frei Evilásio iniciou a reunião com uma oração e depois fez a leitura do evangelho do dia.
Primeiro assunto: Encontro de coordenadores da Regional Nordeste 2 que fazem parte Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de julho, em Campina Grande e foi conduzido por Pe. Elison.  Estudaram o Intinerário Catequético. Em dois anos será implantado em todas as paróquias. Cada arquidiocese é quem vai decidir se será obrigatório ou não o seu uso.
Segundo assunto: quantidade de catequistas dos 3 sacramentos: Eucaristia, Batismo e Crisma e catequizandos de todas as paróquias(matriz, capelas e colégios). Cada coordenador de vicariato ficará responsável pelos seus. Precisa encaminhar com urgência p frei Evilásio.
Terceiro assunto: Encontrão de catequistas.
O Encontrão de Julho foi cancelado. A data coincidia com o Enchei-vos e o padre que viria presidir ñ poderia comparecer.
O Encontro de Coordenadores será no dia 06 de dezembro. Cada coordenador poderá levar apenas um catequista. O tema será o Intinerário Catequético.
Quarto assunto: O Curso de Formação de Catequista continua acontecendo de 15 em 15 dias e está sendo conduzido pelo frei Francisco.
Diversos:
Vicariato Cabo: No primeiro semestre ñ fizeram encontros com os catequistas, apenas reuniões. No segundo semestre farão um encontro de catequistas no dia 15/08, cujo tema será Os Modelos de Famílias.
Vicariato Vitória: No primeiro semestre tiveram um encontro de catequistas conduzido pelo diác. Aerton sobre Espiritualidade do Catequista, na paróquia de Pombos. No dia 8/11 farão outro Encontro de Catequistas sobre Relações Humanas, em Vitória.
Vicariato Sul 2: No primeiro semestre só planejamentos. No segundo semestre farão um  Encontro de Catequistas, ainda sem data marcada.
Vicariato Olinda: Fizeram 4 encontros de catequistas sobre o Intinerário Catequético. Em agosto vão comemorar o Dia do Catequista.
Vicariato Recife Norte 2: Em fevereiro fizeram um retiro de 3 dias em Barra de Sirinhaém. No dia do catequista vão comemorar com um dia de lazer.
Vicariato Recife Norte 1: Encontro de catequistas no dia 4 de julho na Igreja das Graças com Frei Joaquim. No dia 12 de setembro será um encontro sobre o livro O Rosto da Misericórdia.
As próximas reuniões serão nos  dias 19/09 e 14/11.




terça-feira, 19 de agosto de 2014

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Reunião

Reunião da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico Catequética com os catequistas representantes dos Vicariatos.

Local: Cúria Metropolitana - Av. Rui Barbosa, 409

Data: 06/04/14

Hora: 9h

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Comunicado

O retiro dos formandos do Curso de Formação de Catequistas foi adiado para fevereiro, pois Frei Evilásio está viajando e só retornará no dia 26/01.
Assim que for marcado nova data avisaremos neste blog!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Aniversário de ordenação Sacerdotal de Frei Evilásio Medeiros




"Não fostes vós que Me escolheste, mas fui Eu que vos escolhi, para que vá e produza fruto, e que o vosso fruto permaneça" (João 15,16)



Tem certos momentos que não podemos esquecer. E quando se trata de  uma vocação, torna-se muito mais importante fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido.
Hoje, 23 de dezembro de 2013, comemoramos o aniversário de ordenação do nosso querido Frei Evilásio.
Comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação e entrega, entregando-se aos irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.

Dia 23 de dezembro é um dia de festa para todos nós e principalmente para Deus, ao ver que um filho amado tornou-se um pastor de muitas ovelhas, pois um dia ouviu esse chamado e disse seu sim.

E nós somos muito gratos, Frei Evilásio, pelo seu sim, onde fomos presenteados com o senhor em nossa catequese para que juntos, chegássemos mais próximos ao coração de Deus.

Obrigada por suas aulas, pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por todos no nosso Curso de Formação de Catequistas.

Obrigado por ser este amigo, este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em direção a Deus.

Parabéns e continue firme nesta sua missão!

Paróquia Coração Imaculado de Maria
Brasília Teimosa 
Missa comemorativa às 19h
Celebrante: D. Fernando Saburido

domingo, 22 de dezembro de 2013

Convite


Os paroquianos de Brasília Teimosa convidam a todos para solene celebração litúrgica presidida por nosso Arcebispo na qual homenagearão os 23 anos de sacerdócio do Fr Evilásio e seu áureo jubileu de vida.
Será nesta segunda feira (23/12) às 19h!
Frei  Evilásio é o presidente da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico Catequética.
 Participem!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Abertura do Curso de Formação de Catequistas


No sábado passado, 13/04, começou o Curso de Formação de Catequistas na Matriz da BoaVista.
A abertura foi feita pelo presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Animação Bíblico Catequética- CAP, frei Evilásio Medeiros.
Ele iniciou sua palestra falando sobre os objetivos, finalidades e desafios da Comissão:
  

Depois falou sobre a figura do catequista:


Após a palestra do Frei Evilásio tivemos a palavra do Coordenador do Curso de Formação, Aldo Araújo. 
Ele falou que é muito importante todo catequista conhecer o Diretório Nacional de Catequese - DNC e elencou os 7 pontos do Perfil do Catequista que está no Diretório na página 204.

 Perfil do catequista
261. O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado,
olhando para Jesus, modelo de Mestre, de servidor e
de catequista. Sendo fiel a esse modelo, é importante
desenvolver as diversas dimensões: ser, saber, saber
fazer em comunidade (cf. DGC 238ss).
  1. Pessoa que ama viver e se sente realizada;
  2. Pessoa de maturidade humana e de equilíbrio
    psicológico;
  3. Pessoa de espiritualidade, que quer crescer em
    santidade;
  4. Pessoa que sabe ler a presença de Deus nas
    atividades humanas;
  5.  Pessoa integrada no seu tempo e identificada
    com sua gente;
  6. Pessoa que busca, constantemente, cultivar sua
    formação;
  7. Pessoa de comunicação, capaz de construir comu-
    nhão.