Mostrando postagens com marcador Formação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Formação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ENCONTRO ARQUIDIOCESANO SOBRE INICIACAO A VIDA CRISTÃ




Assessor: Dom Leomar Brustolin
Dia : 25/11
Horário : 8h as 11h
Local: Auditório da Paroquia da Soledade (Boa Vista)
Recurso: Gratuito
Participação : 2 pessoas da Catequese e 2 pessoas da Liturgia de cada PAROQUIA.
Participem!!!!

Att. Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

domingo, 14 de agosto de 2016

Arquidiocese promove mutirão de oficinas de comunicação

Participem!

A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza, no dia 20 de agosto, o seu 1º Mutirão de Oficinas de Comunicação, destinado aos agentes da Pascom, catequistas e demais pastorais das diversas paróquias. O objetivo é partilhar subsídios para que os agentes possam desenvolver as ações de comunicação em suas paróquias, de forma profissional e criativa. Para tanto, o Mutirão oferece a possibilidade de inscrição em uma das quinze oficinas organizadas nas áreas de site, rádio, jornal, fotografia, liturgia, diagramação, vídeo e assessoria de imprensa.
Os monitores convidados a ministrar as oficinas irão trabalhar questões teóricas e práticas, provocando os participantes a entender que é preciso conhecer melhor os fundamentos de cada técnica e exercitá-los com supervisão, para que o produto final do trabalho seja eficiente e se apresente de forma profissional.
Pela manhã, os agentes das pastorais irão aprender e se exercitar na área que escolheram – no sentido teórico e prático. À tarde, irão eleger um dos trabalhos realizados para ser apresentado em plenário e relatar as experiências e vivências da oficina da qual participaram. Assim, todos poderão entender o contexto geral das demais oficinas ministradas no encontro.
O presidente da Comissão Arquidiocesana da Pastoral para a Comunicação, Padre Luciano Brito, diz que a participação dos agentes é importante também para a animação da Pastoral. “Viver a experiência do mutirão fortalece o sentido de equipe e comunidade, engajando os participantes na grande aventura de comunicar o Evangelho do Cristo e suas obras”, afirmou.
O 1º Mutirão de Oficinas de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife vai acontecer no Colégio Vera Cruz, localizado na Av. Rui Barbosa, 57, no bairro das Graças. A inscrição deve ser feita pelo site http://aorpascom.wix.com/encontro e dá direito a almoço, lanche e ao material utilizado nas oficinas. Os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível como forma de pagamento simbólico, para ser oferecido a obras de caridade.
Seguem abaixo as oficinas e monitores do Mutirão.



Fotografia: uma proposta antiga e nova de comunicar
Miva Filho 
Textos para jornal na era digital.
Luciana Rodrigues Falcão
Textos para jornal na era digital.
Francicleide Palhano 
Textos para as mídias digitais
Pe. Jurandir Dias
Rádio: a arte de falar pelas ondas hertzianas
Rodolfo Costa
Liturgia: silêncio, leitura e proclamação da Palavra
Ir. Fabíola Medeiros
Liturgia: a arte de comunicar o sagrado
Pe. Luciano José Rodrigues de Brito
Ir. Ivonete Kurten 
Catequese: encontros provocados com as mídias tradicionais e digitais.
Ir. Mary Souza 
 ​
Como organizar a Pascom na paróquia e comunidade
Ir. Elide Maria Fogolari  
Diagramação: a arte de comunicar.
Edmilson Apolinário
Vídeo: som e imagem
Luca Pacheco e Wagner
Assessoria de Imprensa.
Anna Beatriz Malaquias
Produção de site
Istivy Cordeiro 
Web TV
Júlio Carvalho 
Claudio 
Web rádio
Ir. Josivânia Alves de Oliveira
Luiz José Rodrigues dos Santos 
Produção gráfica: a arte de produzir cartazes, folders, convites, entre outros
Ir. Viviane Rodrigues

Oficinas

Fotografia: uma proposta antiga e nova de comunicar
Miva Filho 
Textos para jornal na era digital.
Luciana Rodrigues Falcão
Textos para jornal na era digital.
Francicleide Palhano 
Textos para as mídias digitais
Pe. Jurandir Dias
Rádio: a arte de falar pelas ondas hertzianas
Rodolfo Costa
Liturgia: silêncio, leitura e proclamação da Palavra
Ir. Fabíola Medeiros
Liturgia: a arte de comunicar o sagrado
Pe. Luciano José Rodrigues de Brito
Ir. Ivonete Kurten 
Catequese: encontros provocados com as mídias tradicionais e digitais.
Ir. Mary Souza 
 ​
Como organizar a Pascom na paróquia e comunidade
Ir. Elide Maria Fogolari  
Diagramação: a arte de comunicar.
Edmilson Apolinário
Vídeo: som e imagem
Luca Pacheco e Wagner
Assessoria de Imprensa.
Anna Beatriz Malaquias
Produção de site
Istivy Cordeiro 
Web TV
Júlio Carvalho 
Claudio 
Web rádio
Ir. Josivânia Alves de Oliveira
Luiz José Rodrigues dos Santos 
Produção gráfica: a arte de produzir cartazes, folders, convites, entre outros
Ir. Viviane Rodrigues

Oficinas


Pascom AOR

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Curso Básico da Doutrina Cristã

1º dia do "Curso Básico da Doutrina Cristã" (turma da tarde). Sob orientação do Prof. Humberto Carneiro - Bacharel em Teologia (UNICAP) e Mestre em Direito (UFPE)




sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aviso importante

Devido a grande demanda de inscrições o "Curso de Formação de Catequistas da AOR" teve seu início adiado para o dia 9 de julho. As inscrições para o curso serão realizadas ATÉ AMANHÃ (11/06), a partir das 8h na Matriz Nossa Senhora das Graças (bairro das Graças)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Curso de Formação de catequistas da AOR

O Curso de Formação para Catequistas da Arquidiocese de Olinda e Recife terá suas inscrições no dia 14 de março na Igreja da Boa Vista.

Houve algumas mudanças e ao invés de todo sábado o curso será a cada 15 dias, ou seja, sábado sim, sábado não. A duração será de um ano.

Mais informações ligar para Aldo Araújo no fone 9298-0846

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Encontrão de Catequistas da Arquidiocese de Olinda e Recife

Dia 24 de Agosto
Encontrão de Catequistas da AOR.
Local: Matriz da Soledade
Horário: 8 às12h.
Palestrante: Diácono Aerton Carvalho

Tema: Espiritualidade do Catequista
Venham comemorar conosco o Dia dos Catequistas!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Introdução ao Catecismo da Igreja Católica - Prof. Aerton Carvalho





Recomeçamos nosso Curso de Formação para Catequistas no sábado passado,03/08, com a Introdução ao Catecismo da Igreja Católica e o professor Aerton Carvalho nos deixou com o gostinho de "quero mais".
Acima estão os textos que ele nos entregou.
No próximo sábado, 09/08, quem dará aula será o professor Sandro Roberto.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CFC - Linha do tempo - 2ª parte



A família de Noé começou a crescer e a povoar a terra novamente, e os homens começaram a se tornar poderosos e a construir a Torre de Babel para alcançar os céus. Para diminuir este poder Deus os confundiu fazendo-os falar línguas diferentes.
                                       

Por volta de 2100 a.C podemos ver o início da era dos patriarcas. Deus tirou Abraão da sua terra e prometeu fazer dele grande nação e através dessa nação ele iria abençoar toda a terra. Não só esta promessa seria difícil de ser cumprida por um homem novo, imagine para um homem já velho, com uma mulher de aproximadamente 90 anos e estéril. “4 «Veja! A aliança que eu faço com você é esta: você será pai de muitas nações. 5 E não se chamará mais Abrão, mas o seu nome será Abraão, pois eu o tornarei pai de muitas nações. 6 Eu o tornarei extremamente fecundo. De você farei surgir nações, e de você nascerão reis. 7 Vou estabelecer para sempre a minha aliança entre mim e você, como aliança eterna. Serei o Deus de você e o Deus de seus futuros descendentes.”Gn 17,4-7.  
                          
                                 
Deus então deu Isaac para Abraão e para Isaac deu Jacó, também chamado Israel. Jacó teve doze filhos onde a nação que Deus prometeu para Abraão seria construída.
                      
                                      
José, um dos filhos de Jacó, foi vendido, pelos seus irmãos, como escravo e foi levado ao Egito onde pela providência de Deus não somente tornou-se o segundo homem mais poderoso do Egito, a nação mais poderosa da terra, mas também salvou Jacó e seus filhos de uma grande seca que assolou a região.
                       
                                     
 O povo de Jacó cresceu e se multiplicou no Egito e depois de algumas gerações foi escravizado. 


Assim terminamos o livro do Gênesis.