sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Escola Regional Nordeste 2 de Formação de Catequistas

Aconteceu entre os dias 14 a 17 de janeiro, no Convento Ipuarana (Lagoa Seca-PB) o segundo módulo da escola Regional Nordeste 2 de Formação de Catequistas - Ir Visitatio. 






O curso é realizado em 4 módulos: Querigma (bíblico-catequético), Catecumenato (teológico-catequético), Iluminação (metodológico-catequético) e Mistagogia (litúrgico-catequético). Nesta formação os alunos podem iniciar o curso em qualquer tempo, pois os módulos são independentes podendo realizá-los a parte. Estes módulos são oferecidos sempre em janeiro e julho. O objetivo deste curso é formar formadores de catequistas, além de membros de coordenação diocesanas de catequese.



Participaram da Escola quatro catequistas de nossa arquidiocese: 
  • Diogo Góes (Vicariato Recife Sul 2) que realizou o seu segundo módulo;
  • Eliana Maria de Oliveira (Vicariato Recife Sul 2) que fez o seu primeiro módulo;
  • Liliane Araújo (Vicariato Recife Sul 2) que fez o seu primeiro módulo e 
  • Aldo Araújo (vicariato Olinda) que concluiu os quatro módulos do curso.
Houve missa todos os dias com Dom Mariano, bispo de Mossoró - Natal RN, e referencial da Comissão Regional Nordeste 2.





Durante todo o dia aconteceram as aulas com intervalo para as refeições.







No término das aulas tivemos a cerimônia de entrega dos certificados dos concluintes dos quatro módulos do curso.




Comissão Regional de Animação Bíblico-Catequético 
e alunos do segundo módulo da Escola Regional de Catequese 

O próximo módulo acontecerá nos dias 07 a 10 de julho de 2016. Esperamos a participação de mais catequistas da nossa arquidiocese.

Por Diogo Góes.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Encontro para Coordenadores de Catequese da AOR





Aconteceu no domingo passado, dia 13/12,na Cúria Metropolitana o Encontro para Coordenadores de Catequese da Arquidiocese de Olinda e Recife.
O assunto abordado pelo professor Eduardo Francisco, das Paulinas, foi as Diretrizes para Catequese da AOR.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Formação sobre o Evangelho segundo São João do Vicariato Recife Sul 2

Aconteceu no domingo, dia 27 de setembro de 2015, uma Formação sobre o Evangelho segundo São João do Vicariato Recife Sul 2, no teatro do Colégio Divino Mestre em Piedade, com o tema proposto pela CNBB para este mês dedicado à Bíblia: "Permanecei no meu amor para dar muitos frutos" (Jo 15,8-9)
Contamos com a presença de 75 paroquianos das 18 paróquias de nosso Vicariato entre eles alguns dos novos Ministros Extraordinários da Palavra.
Estudamos o Evangelho de Jesus Cristo segundo São João com o professor Cláudio Vianney da Universidade Católica de Pernambuco.
Agradeço a Deus por podermos participar desta Formação, a todos que colaboraram e participaram deste momento enriquecedor para todos nós e a colaboração dos membros da Comissão de Animação Bíblico-Catequética de nosso Vicariato (Coordenadores das Comissões de Animação Bíblico-Catequética das Paróquias).
Obrigados a todos!

Diogo Góes - presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Vicariato Recife Sul 2

sábado, 12 de setembro de 2015

I Encontro de Catequistas do Vicariato Recife Sul 2

Aconteceu no domingo, dia 30 de agosto de 2015, dia do catequista, o I Encontro de Catequistas do Vicariato Recife Sul 2, no teatro do Colégio Divino Mestre em Piedade, com o tema "Acima de Tudo o Amor!".



Contamos com a presença de 200 catequistas das 18 paróquias de nosso Vicariato.



Iniciamos com um café da Manhã



Tivemos a presença de nosso bispo auxiliar Dom Antônio Tourinho, que exortou os catequistas, falou dos desafios e urgências da missão da catequese e do Plano Pastoral da nossa Arquidiocese. 


A colaboração dos membros da Comissão de Animação Bíblico-Catequética de nosso Vicariato (Coordenadores das Comissões de Animação Bíblico-Catequética das Paróquias).



A participação do Presidente da Comissão de Pastoral para a Liturgia do nosso Vicariato, o diácono Raul Almeida que falou do trabalho conjunto das duas comissões.



Refletimos sobre o tema do encontro durante a manhã sobre a importância do amor que devemos ter para cuidarmos das ovelhas de do Bom Pastor e a tarde sobre a necessidade de permanecermos no amor de Cristo como ramos ligados à videira para produzirmos bons frutos na catequese para o Pai.



Tivemos no fim da manhã uma missa presidida com nosso vigário geral Dom Genival juntamente com os diáconos Raul e Ipojucam.



Almoço.



Tivemos a presença de nosso vigário episcopal, padre Paulo Sérgio que reforçou a importância e o zelo pela liturgia dos sacramentos.



Encerrando com a adoração e bênção do Santíssimo conduzida pelo diácono Marcos Brito.



Agradeço a Deus por podermos participar desta missão neste Encontro, a todos os catequistas e a todos que colaboraram para que este encontro fosse tão enriquecedor e marcante para a catequese de nosso vicariato.

Obrigados a todos!

Diogo Góes - presidente da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Vicariato Recife Sul 2

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Reunião da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Animação Bíblico Catequética



Resumo da reunião do CAP-Comissão Arquidiocesana de  Pastoral para Animação Bíblico Catequética,  acontecida no dia 18-07 na Igreja da Boa Vista
Estiveram presentes o presidente da Comissão, frei Evilásio; o coordenador do vicariato Olinda, Aldo Araújo; o coordenador do vicariato Sul 2, Diogo; a coordenadora do Vicariato Recife Norte 2, Carminha; Tereza, representando Pompéa, coordenadora do vicariato Recife Norte 1; Ivanice representando o coordenador do vicariato Cabo e Janaína representado  o coordenador do vicariato Vitória, Josenildo. Faltou o coordenador do vicariato Sul 1.
Frei Evilásio iniciou a reunião com uma oração e depois fez a leitura do evangelho do dia.
Primeiro assunto: Encontro de coordenadores da Regional Nordeste 2 que fazem parte Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de julho, em Campina Grande e foi conduzido por Pe. Elison.  Estudaram o Intinerário Catequético. Em dois anos será implantado em todas as paróquias. Cada arquidiocese é quem vai decidir se será obrigatório ou não o seu uso.
Segundo assunto: quantidade de catequistas dos 3 sacramentos: Eucaristia, Batismo e Crisma e catequizandos de todas as paróquias(matriz, capelas e colégios). Cada coordenador de vicariato ficará responsável pelos seus. Precisa encaminhar com urgência p frei Evilásio.
Terceiro assunto: Encontrão de catequistas.
O Encontrão de Julho foi cancelado. A data coincidia com o Enchei-vos e o padre que viria presidir ñ poderia comparecer.
O Encontro de Coordenadores será no dia 06 de dezembro. Cada coordenador poderá levar apenas um catequista. O tema será o Intinerário Catequético.
Quarto assunto: O Curso de Formação de Catequista continua acontecendo de 15 em 15 dias e está sendo conduzido pelo frei Francisco.
Diversos:
Vicariato Cabo: No primeiro semestre ñ fizeram encontros com os catequistas, apenas reuniões. No segundo semestre farão um encontro de catequistas no dia 15/08, cujo tema será Os Modelos de Famílias.
Vicariato Vitória: No primeiro semestre tiveram um encontro de catequistas conduzido pelo diác. Aerton sobre Espiritualidade do Catequista, na paróquia de Pombos. No dia 8/11 farão outro Encontro de Catequistas sobre Relações Humanas, em Vitória.
Vicariato Sul 2: No primeiro semestre só planejamentos. No segundo semestre farão um  Encontro de Catequistas, ainda sem data marcada.
Vicariato Olinda: Fizeram 4 encontros de catequistas sobre o Intinerário Catequético. Em agosto vão comemorar o Dia do Catequista.
Vicariato Recife Norte 2: Em fevereiro fizeram um retiro de 3 dias em Barra de Sirinhaém. No dia do catequista vão comemorar com um dia de lazer.
Vicariato Recife Norte 1: Encontro de catequistas no dia 4 de julho na Igreja das Graças com Frei Joaquim. No dia 12 de setembro será um encontro sobre o livro O Rosto da Misericórdia.
As próximas reuniões serão nos  dias 19/09 e 14/11.




quinta-feira, 7 de maio de 2015

IX Encontro de Catequistas Vicariato Vitória

PREZADOS COORDENADORES!
O meu muito obrigado a todos que durante meses estivemos juntos na preparação do IX Encontro, fui muito bom a participação de todos e em especial o acolhimento e adesão da Paróquia de Nossa Senhora dos Impossíveis. Que Deus abençoe a todos. E vamos rumo ao X Encontro....
Josenildo Henrique