sábado, 3 de agosto de 2013

Santíssimo Salvador- padroeiro da cidade de Olinda

Sé de Olinda inicia festividades em honra do padroeiro da cidade de Olinda

fotoA Igreja Catedral, Sé de Olinda, inicia Tríduo Preparatório em honra do seu titular e padroeiro do município de Olinda, Santíssimo Salvador. As celebrações têm início no próximo sábado, 03 de agosto, com Missa às 19h. Todas as paróquias da cidade são convidadas a animar e participar das festividades, que seguem até o dia 06.
Diariamente, haverá Celebração Eucarística. A Missa Dominical, 05, segue o horário tradicional começando às 9h. O celebrante será o cura da Catedral, monsenhor José Albérico Almeida. Na segunda-feira, 05, a celebração será às 19h.
Na terça-feira, 06, dia do padroeiro, quando se celebra a Transfiguração do Senhor, as comemorações iniciam às 8h, com a Alvorada Festiva e Laudes solenes dirigidas pelas congregações religiosas, irmandades, Ordens Terceiras e seminaristas. A Transfiguração foi a aparição luminosa do Cristo para os apóstolos Pedro, Tiago e João no Monte Tabor.
A tradicional procissão com a imagem do padroeiro sairá às 16h, da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda. Ao chegarem à catedral, os fiéis participarão da Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
No altar central da catedral, a imagem de mais de dois metros do Santíssimo Salvador. Nela, Jesus Cristo segura um globo terrestre com uma cruz fincada simbolizando o mundo cristão.
190179_407498535980195_309883763_n
Histórico – A Festa do Santíssimo Salvador é secular, mas não é possível precisar o seu nascimento. A Sé de Olinda foi anunciada como catedral da então Diocese de Olinda em 16 de novembro de 1736 tendo como titular o Santíssimo Salvador do Mundo. De acordo com a historiadora, Marieta Borges, as celebrações foram retomadas em 1978 através do insistente pedido do também historiador e jornalista Gaston Manguinho, chamado ‘Patriarca de Olinda’. As paróquias de Olinda passaram a ser convidadas a participar da programação do evento. Há 35 anos, a tradição religiosa voltou a ser celebrada. A historiadora é autora da letra do Hino ao Senhor Salvador do Mundo em parceria com o padre Sílvio Milanez, autor da música.

TRÍDUO PREPARATÓRIO
03 de agosto – sábado
19h – Celebração Eucarística – Sé de Olinda
Paróquias animadoras: Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos), Sagrado Coração de Jesus (Águas Compridas), Sagrado Coração de Jesus (Salgadinho),  São Lucas (Ouro Preto) e Nossa Senhora da Conceição (Cidade Tabajara)
04 de agosto – domingo
9h - Celebração Eucarística – Sé de Olinda
Paróquias animadoras: São Francisco de Assis (Rio Doce) e São Pedro Mártir (Centro)
05 de agosto – segunda-feira
19h - Celebração Eucarística – Sé de Olinda
Paróquias animadoras: Assunção de Maria (Rio Doce), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Novo), Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe) e São José (Casa Caiada)
DIA DA FESTA
06 de agosto – terça-feira
8h – Alvorada Festiva e Laudes solenes – Sé de Olinda
Responsáveis: Congregações religiosas, Irmandades, Ordens Terceiras e Seminaristas de Olinda
16h – Procissão saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda
17h – Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário