quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CFC - Linha do Tempo - última parte



Depois deste vem o período dos juízes, descrito no livro também chamado Juízes, onde o povo entrou num círculo em que ele desobedecia a Deus e adoravam outros ídolos. Um povo vizinho os conquistavam, eles se arrependiam e Deus enviava um juiz para os resgatar. Este ciclo aconteceu várias vezes e se tornava cada vez pior. Alguns dos juízes foram: Débora, Gideão, Sansão, entre outros, sendo o último Samuel.
                         
                                
Vale salientar que o termo Juiz usado neste livro da Bíblia tem o significado diferente dos nossos juízes de hoje. Para Israel estes juízes davam guia, direção e governo, julgavam e condenavam as nações dos vizinhos que tinham conquistado Israel. Então para Israel eles eram juízes mandados por Deus para resgatar e governar Israel e punir seus opressores. Nesta época Israel era um povo governado por Deus e por sua lei. A nação era uma teocracia.
                
                                             
Eles, então pediram a Deus para serem como as outras nações e receberem um rei. Deus assim o fez. Começou assim o período do reinado de Israel onde temos os reis Saul, Davi e Salomão. Para Davi o Senhor prometeu:   12 E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele. 13 Ele é que vai construir uma casa para o meu nome. E eu estabelecerei o trono real dele para sempre.”2Sm 7,12-13.
              

Por causa da desobediência de Salomão Deus permitiu que o povo se rebelasse contra seu filho e então o reino foi dividido entre o norte e o sul. O Norte se chamou Israel e o Sul Judá. Nesta época se inicia o livro dos profetas.
  
                                                          
Judá teve reis bons e reis maus, mas Israel  somente maus. Em 722 a.C. o Reino do Norte foi conquistado pela Assíria. Em 605 a.C. Judá começou a ser conquistada pela Babilônia. A conquista foi completada por volta de 586 a.C, mas mais uma vez antes da punição Deus fez uma promessa maravilhosa.   31 Eis que chegarão dias - oráculo de Javé - em que eu farei uma aliança nova com Israel e Judá: 32 Não será como a aliança que fiz com seus antepassados, quando os peguei pela mão para tirá-los da terra do Egito; aliança que eles quebraram, embora fosse eu o Senhor deles - oráculo de Javé. 33 A aliança que eu farei com Israel depois desses dias é a seguinte - oráculo de Javé: Colocarei minha lei em seu peito e a escreverei em seu coração; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. 34 Ninguém mais precisará ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: «Procure conhecer a Javé». Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão - oráculo de Javé. Pois eu perdôo suas culpas e esqueço seus erros.” Jr 31, 31-34.

Israel foi completamente incorporado pelos Assírios, perdendo sua identidade de judeus puros. Com isso podemos entender melhor por que os judeus no tempo de Jesus desprezavam tanto os samaritanos.
           
                      

                                                                  
 Depois que Ciro, rei da Pérsia conquistou a Babilônia permitiu então a Judá começar o seu retorno para sua terra por volta de 538 a.C. Os judeus então reconstrói o templo e o muro de Jerusalém.
                  
                                     
Aqui termina o Primeiro Testamento por volta do ano 50 a.C. O último livro a ser escrito foi “Sabedoria”. Depois disto vem o período intertestamentário, onde nenhuma revelação foi enviada por Deus.
      
                                           
Finalmente, depois de um grande período de silêncio, Deus anunciou, através de um anjo, que enviaria seu próprio filho para salvar o mundo.
A anunciação e o nascimento de João Batista e de Jesus marcaram o início do Segundo Testamento.
  
    
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário