sábado, 13 de julho de 2013

Apocalipse

Livros sugeridos pelo prof. Aderson Viana: 



O livro é escrito no final do reinado de Domiciano (81 a 96), quando João esteve exilado na ilha de Patmos.
O Termo Apocalipse vem do grego - Apokálypsis Ioánnou -. Ele ocorre dezoito vezes no Novo Testamento com o sentido geral de revelação - tirar o véu -, mas é empregado em alguns casos como palavra consagrada para designar a revelação de verdade evangélica até então envolta em  véu - ou seja, revelação de Deus aos homens -,  principalmente a grande realidade de Jesus Cristo como Senhor e Juiz Supremo. 
Sete chaves para ler o Apocalipse
1ª - Livro da resistência: Ele usa imagens à primeira vista alienantes. Todavia, quer abrir os olhos das pessoas, torná-las conscientes da opressão e exploração a que são submetidas, estimulando-as à resistência. O livro do Apocalipse é, pois, um livro de resistência. Sem essa chave (que quer dar ânimo e apoiar contra os a aguda opressão política e extrema exploração econômica), ele se torna um livro estranho e alienado. Quem possui a chave da resistência encontra nele a utopia dos explorados que se organizam e, confiando no Deus da liberdade e da vida, lutam para reconquistar o que lhes
pertence por direito: a liberdade e a vida. 
 
2ª - Livro da denúncia: A denúncia era a  ferramenta mais importante dos profetas. A denúncia das injustiças sociais foi absorvida pelas preocupações dos sacerdotes em relação ao culto - não podemos esquecer a nossa época de ditadura -. Na maioria das vezes, os profetas olhavam para dentro do próprio país, denunciando os desmandos das autoridades políticas que levavam o povo à idolatria. O Apocalipse é então um livro de denúncia profética que leva à resistência.  

3ª - Livro de celebração: O Apocalipse não fala do fim do mundo, mas do modo como Deus quer que  seja a nossa sociedade. Isso dá muita esperança e garra aos grupos comprometidos com lutas populares. Esse fato deve ser celebrado a cada passo, a cada pequena vitória. Esta é a razão pela qual o Apocalipse é um livro de celebração: Jesus venceu e, com ele, nós também já vencemos.
Portanto, a comunidade é o melhor lugar para se ler o Apocalipse. O próprio livro (cf. 1,3) nos sugere como fazê-lo: ler, escutar (assimilar e discernir), denunciar (profetizar)  e praticar (resistir) juntos, movidos pela vitória do Ressuscitado. - No parâmetro da CNBB é ver, julgar e agir.

4ª -Livro do testemunho:  O Apocalipse pode ser chamado, com razão, de livro do testemunho: "João testemunha que tudo quanto viu é Palavra de Deus e Testemunho de Jesus Cristo" (1,2). Testemunho é martírio, é o tronco do qual nasceram os três ramos: resistência, denúncia e celebração.
Quando o Apocalipse foi escrito, a maior parte do mundo estava sob a dominação do império romano. O império controlava todas as pessoas sob todos os pontos de vista: político, econômico, religioso. . . Para manter a pirâmide da dominação, fortaleceu-se o culto ao imperador, obrigando todos os povos a adorar o chefe supremo do império. Nas principais cidades do império havia templos para o culto ao imperador. Quem não se submetesse ao regime era denunciado e morto.
No dizer do próprio Apocalipse, deviam morrer todos os que não recebessem a marca da Besta na mão direita ou na fronte;  e quem não tivesse a marca, o nome da Besta ou o número do seu nome, não podia comprar nem vender, ou seja, não podia fazer nada (Cf. 13,16-17).

5ª -Livro da felicidade: O escritor espalhou sete bem-aventuranças ao longo do livro (1,3;14,13; 16,15; 19,9; 20,6; 22,7; 22,14). No Apocalipse, o número 7  é sinônimo de perfeição. A felicidade verdadeira é, mediante a resistência, a denúncia, a celebração e a martiria, participar do banquete de casamento do Cordeiro tornando-se esposa dele, ou seja, criando uma sociedade justa e fraterna.

6ª - Livro urgente: O escritor não pensava no fim do mundo. O tempo de que fala é a resistência, a denúncia a celebração e o testemunho (martírio). Sem isto, a Nova Jerusalém não irá acontecer . . . Nesse sentido, ele continua sendo livro urgente também para nós. 

7ª - Livro da esperança: O Apocalipse não incute medo. Ele devolve esperança às comunidades que lutam por um mundo novo. Essa esperança vêm:  1 - Cap. 4 - visão do trono: Deus é o Senhor da história e a governa segundo o seu projeto; 2 - Cap. 5 - O cordeiro (Jesus Ressuscitado) venceu para sempre a morte;  3 - Caps. 21-22 -: A Nova Jerusalém, símbolo da sociedade plenamente fraterna, desce do céu para a terra, para o meio da nossa história e caminha. O Paraíso não está às nossas costas, e sim à nossa frente, no horizonte de nossa história.

7 cartas às 7 comunidades

1 - Éfeso - Capital da província romana da Ásia Menor. Para lá convergiam todas as religiões da Ásia e da Europa - deusa nacional Diana - sensual
2 - Esmirna - Cidade importante intitulada pelos judeus de "sinagoga de Deus", interpretada como sinagoga de Satanás
3 - Pérgamo - Cidade onde se prestava o culto aos imperadores - trono de Satanás
4 - Tiatira - Cidade situada na estrada de Pérgamo para Sardes
5 - Sardes - situada ao norte de Éfeso
6 - Filadélfia - Cidade sem importância
7 - Laodicéia - Cidade destruída por um terremoto no ano 60, à qual Paulo escreve uma carta (Col 4,16).
Cinco passos para identificar a estrutura das cartas às sete Igrejas:
1º) Endereço ou destinatário;
2º) Apresentação de Jesus;
3º) O julgamento da comunidade (“conheço”);
4º) Um apelo particular a cada comunidade;
5º) A promessa ao vencedor (“ao vencedor”)
SÍMBOLOS
7 cabeças = 7 colunas / 7 reis
10 chifres = sinal de poder / rei
Dragão ou serpente = o poder do mal
Mulher grávida = Maria gerando ou a Igreja nascente
Besta fera = o Império romano
Besta fera com aparência de cordeiro e voz de dragão = falsos profetas
Epílogo
A história que o Apocalipse mostra é cheia de conflitos e contradições. Mas Deus é seu Senhor, e o Cordeiro venceu a morte para sempre. Com eles - e lendo em comunidade o Apocalipse - nós também vamos vencendo. O mundo novo já nasceu.
Cabe a nós dar-lhe continuidade. "E o Espírito e a Esposa dizem: "Vem!" E aquele que ouvir também diga "Vem!" Que aquele que tem sede, venha;  e aquele que vier, receba gratuitamente, a água da vida!
-  O Espírito e a Esposa dizem pelas comunicações do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário