Livros sugeridos pelo prof. Aderson Viana:
O livro é escrito no final do reinado de Domiciano (81 a 96), quando João esteve exilado na ilha de Patmos.
O livro é escrito no final do reinado de Domiciano (81 a 96), quando João esteve exilado na ilha de Patmos.
O Termo
Apocalipse vem do grego - Apokálypsis Ioánnou -. Ele ocorre dezoito vezes no
Novo Testamento com o sentido geral de revelação - tirar o véu -, mas é
empregado em alguns casos como palavra consagrada para designar a revelação de
verdade evangélica até então envolta em véu
- ou seja, revelação de Deus aos homens -,
principalmente a grande realidade de Jesus Cristo como Senhor e Juiz
Supremo.
Sete chaves para ler o
Apocalipse
1ª - Livro da resistência: Ele usa imagens à
primeira vista alienantes. Todavia, quer abrir os olhos das pessoas, torná-las
conscientes da opressão e exploração a que são submetidas, estimulando-as à
resistência. O livro do Apocalipse é, pois, um livro de resistência. Sem essa chave
(que quer dar ânimo e apoiar contra os a aguda opressão política e extrema
exploração econômica), ele se torna um livro estranho e alienado. Quem possui a
chave da resistência encontra nele a utopia dos explorados que se organizam e,
confiando no Deus da liberdade e da vida, lutam para reconquistar o que lhes
pertence por direito: a liberdade e a vida.
2ª - Livro da denúncia: A denúncia era a ferramenta mais importante dos profetas. A
denúncia das injustiças sociais foi absorvida pelas preocupações dos sacerdotes
em relação ao culto - não podemos esquecer a nossa época de ditadura -. Na maioria
das vezes, os profetas olhavam para dentro do próprio país, denunciando os
desmandos das autoridades políticas que levavam o povo à idolatria. O
Apocalipse é então um livro de denúncia profética que leva à resistência.
3ª - Livro de celebração: O Apocalipse não
fala do fim do mundo, mas do modo como Deus quer que seja a nossa sociedade. Isso dá muita
esperança e garra aos grupos comprometidos com lutas populares. Esse fato deve
ser celebrado a cada passo, a cada pequena vitória. Esta é a razão pela qual o
Apocalipse é um livro de celebração: Jesus venceu e, com ele, nós também já
vencemos.
Portanto, a
comunidade é o melhor lugar para se ler o Apocalipse. O próprio livro (cf. 1,3)
nos sugere como fazê-lo: ler, escutar (assimilar e discernir), denunciar
(profetizar) e praticar (resistir)
juntos, movidos pela vitória do Ressuscitado. - No parâmetro da CNBB é ver,
julgar e agir.
4ª -Livro do testemunho: O Apocalipse pode ser chamado, com razão, de
livro do testemunho: "João testemunha que tudo quanto viu é Palavra de
Deus e Testemunho de Jesus Cristo" (1,2). Testemunho é martírio, é o
tronco do qual nasceram os três ramos: resistência, denúncia e celebração.
Quando o
Apocalipse foi escrito, a maior parte do mundo estava sob a dominação do
império romano. O império controlava todas as pessoas sob todos os pontos de
vista: político, econômico, religioso. . . Para manter a pirâmide da dominação,
fortaleceu-se o culto ao imperador, obrigando todos os povos a adorar o chefe
supremo do império. Nas principais cidades do império havia templos para o
culto ao imperador. Quem não se submetesse ao regime era denunciado e morto.
No dizer do
próprio Apocalipse, deviam morrer todos os que não recebessem a marca da Besta na
mão direita ou na fronte; e quem não
tivesse a marca, o nome da Besta ou o número do seu nome, não podia comprar nem
vender, ou seja, não podia fazer nada (Cf. 13,16-17).
5ª -Livro da felicidade: O escritor espalhou
sete bem-aventuranças ao longo do livro (1,3;14,13; 16,15; 19,9; 20,6; 22,7;
22,14). No Apocalipse, o número 7 é sinônimo
de perfeição. A felicidade verdadeira é, mediante a resistência, a denúncia, a
celebração e a martiria, participar do banquete de casamento do Cordeiro
tornando-se esposa dele, ou seja, criando uma sociedade justa e fraterna.
6ª - Livro urgente: O escritor não pensava
no fim do mundo. O tempo de que fala é a resistência, a denúncia a celebração e
o testemunho (martírio). Sem isto, a Nova Jerusalém não irá acontecer . . .
Nesse sentido, ele continua sendo livro urgente também para nós.
7ª - Livro da esperança: O Apocalipse não
incute medo. Ele devolve esperança às comunidades que lutam por um mundo novo.
Essa esperança vêm: 1 - Cap. 4 - visão
do trono: Deus é o Senhor da história e a governa segundo o seu projeto; 2 -
Cap. 5 - O cordeiro (Jesus Ressuscitado) venceu para sempre a morte; 3 - Caps. 21-22 -: A Nova Jerusalém, símbolo
da sociedade plenamente fraterna, desce do céu para a terra, para o meio da
nossa história e caminha. O Paraíso não está às nossas costas, e sim à nossa
frente, no horizonte de nossa história.
7 cartas às 7
comunidades
1 - Éfeso - Capital da província romana da
Ásia Menor. Para lá convergiam todas as religiões da Ásia e da Europa - deusa
nacional Diana - sensual
2 - Esmirna - Cidade importante intitulada
pelos judeus de "sinagoga de Deus", interpretada como sinagoga de
Satanás
3 - Pérgamo - Cidade onde se prestava o
culto aos imperadores - trono de Satanás
4 - Tiatira - Cidade situada na estrada de
Pérgamo para Sardes
5 - Sardes - situada ao norte de Éfeso
6 - Filadélfia - Cidade sem importância
7 - Laodicéia - Cidade destruída por um
terremoto no ano 60, à qual Paulo escreve uma carta (Col 4,16).
Cinco passos para identificar a
estrutura das cartas às sete Igrejas:
1º) Endereço
ou destinatário;
2º) Apresentação
de Jesus;
3º) O
julgamento da comunidade (“conheço”);
4º) Um apelo
particular a cada comunidade;
5º) A
promessa ao vencedor (“ao vencedor”)
SÍMBOLOS
7 cabeças =
7 colunas / 7 reis
10 chifres =
sinal de poder / rei
Dragão ou
serpente = o poder do mal
Mulher
grávida = Maria gerando ou a Igreja nascente
Besta fera =
o Império romano
Besta fera
com aparência de cordeiro e voz de dragão = falsos profetas
Epílogo
A história
que o Apocalipse mostra é cheia de conflitos e contradições. Mas Deus é seu
Senhor, e o Cordeiro venceu a morte para sempre. Com eles - e lendo em comunidade
o Apocalipse - nós também vamos vencendo. O mundo novo já nasceu.
Cabe a nós
dar-lhe continuidade. "E o Espírito e a Esposa dizem: "Vem!" E
aquele que ouvir também diga "Vem!" Que aquele que tem sede,
venha; e aquele que vier, receba
gratuitamente, a água da vida!
- O Espírito e a Esposa dizem pelas
comunicações do Espírito Santo.
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